No dia 22 de março de 2023 foram aprovados, na Assembleia Legislativa, os novos valores das quatro faixas do Piso Salarial Estadual. A FETESSESC esteve presente na casa legislativa para acompanhar a votação do Projeto de Lei Complementar 06/2023 que implementa o Piso. A lei deve ser sancionada pelo governo do Estado nos próximos dias e a sua vigência é retroativa a 1º de janeiro de 2023.
A votação do Piso chegou a ficar ameaçada devido à dificuldade de quórum, já que no dia seguinte seria feriado municipal em celebração ao aniversário de Florianópolis e muitos parlamentares não compareceram ao plenário. Porém, não houve voto contrário, o que garantiu a sua aprovação e a comemoração pelas dezenas de dirigentes sindicais que acompanharam a tramitação desde a manhã, quando houve a votação na Comissão de Finanças, e à tarde, na Comissão de Trabalho, ambas com o voto favorável unânime dos deputados.
O Coordenador da comissão de trabalhadores, o diretor sindical do Dieese/SC e da Fecesc, Ivo Castanheira avaliou como tranquila a tramitação do Projeto de Lei na Alesc. “Este ano, apesar de um número grande de deputados eleitos pela primeira vez, teve a tramitação aprovada em todas as comissões, por unanimidade, tendo em vista a importância do projeto”. Castanheira lembra que, antes das votações, os dirigentes sindicais percorreram os gabinetes de todos os deputados e entregaram o livro “Piso Salarial Estadual – Uma Luta para não esquecer”, lançado em 2022 e que conta toda a história da luta pela conquista do Piso Estadual, “servindo até como uma referência pedagógica para os deputados”. A FETESSESC esteve presente nos diálogos realizados com os deputados estaduais catarinense.
Neste ano o Piso obteve reajuste médio de 7,43%. Para os trabalhadores da saúde catarinenses, a faixa salarial passou de R$ 1.621,00 para R$ 1.740,00.