agosto lilas

Postado em 16 de agosto de 2021 Por Em Notícias E 623 Views

Pelo fim da violência contra a mulher, Fetessesc entra na campanha Agosto Lilás

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina se junta à campanha Agosto Lilás com o objetivo de alertar a sociedade sobre a violência contra as mulheres. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância do combate à violência doméstica, mas também divulgar formas de buscar ajuda, entre elas, o telefone Ligue 180, que serve como canal de denúncia.

No Brasil, o número de casos de violência contra a mulher é alto e cresceu ainda mais durante a pandemia. No ano passado, mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher foram registradas nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100 em todo o país.

Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), de 1° de janeiro a 31 de julho deste ano, o número de feminicídio continua em queda. Há redução nos casos desde o início deste ano. Nestes últimos sete meses, 22 mulheres foram vítimas de feminicídio contra 31 do mesmo período do ano passado, ou seja, 29% a menos.

A presidente da Fetessesc, Maria Salete Cross, alerta para que as mulheres busquem apoio e tenham coragem de denunciar. “Sabemos que muitas mulheres sofrem em silêncio por dependerem financeiramente de quem as violenta, na maioria das vezes, seus próprios maridos. Mesmo com queda no número de feminicídio, os casos são muitos. Precisamos encorajar as vítimas de violência a ir atrás de apoio para que este número caia ainda mais.”

Se você sofre violência doméstica ou sabe de alguma mulher que esteja nesta situação, saiba que a Central de Atendimento à Mulher – 180  acolhe mulheres que precisam de ajuda por terem sido violentadas, além de registrar e encaminhar as denúncias aos órgãos competentes.

O serviço presta ainda informações sobre direitos da mulher e locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso, desde Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM), até centros comunitários e Defensorias Públicas, entre outros.

A ligação é gratuita e o Ligue 180 atende todo o território nacional. É possível ligar todos os dias da semana em qualquer horário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *