No domingo que passou, 1º, o Centro de Blumenau foi palco de manifestação em defesa do profissionais da enfermagem e do SUS. As faixas seguradas pelos trabalhadores expressavam a luta em defesa do SUS e pela aprovação urgente do Projeto de Lei n° 2564, que trata do piso salarial nacional e jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais da Enfermagem.
É crescente a mobilização para aprovação do PL 2564/2020, que tramita no Senado para instituir piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, com jornada de trabalho de 30 horas. Atualmente, cada empregador pratica uma carga horária semanal, que pode ir até o teto previsto em lei, de 44 horas. Caso aprovado, ainda precisa passar pela Câmara e sanção presidencial.
O ato, que aconteceu na Praça do Tetro Carlos Gomes, foi organizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Blumenau (SESBLU) e o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren).
Entre as mobilizações pela aprovação do PL, está marcada uma manifestação nacional, dia 5 de agosto, na Praça das Bandeiras, em BrasÃlia, com a participação de delegações de todo o paÃs. A Fetessesc também está na luta pela aprovação do PL 2564 há anos, ao lado dos sindicatos.
Confira as imagens abaixo: