No dia 24 de maio, a presidenta da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Santa Catarina (Fetessesc), Maria Salete Cross, assinou a Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 (CCT) junto com o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região (SITESSCH) e com o Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Caçador e Região.
Apesar da crise econômica e da pandemia de Covid-19, os representantes dos trabalhadores conseguiram fechar a CCT com ganhos aos trabalhadores. Através de muita negociação, em que a patronal não mediu esforços para flexibilizar os direitos trabalhistas, os sindicalistas resistiram.
Maria Salete explicou que “as negociações com a patronal nunca são fáceis, mas, especialmente nesse momento crítico pelo qual estamos passando, tornam-se ainda mais difíceis. No entanto, conseguimos resistir e seguiremos vigilantes para garantir e ampliar ainda mais os direitos dos trabalhadores de saúde, que estão sofrendo demais e esgotados física e mentalmente durante essa pandemia sem fim.”