Neste Dia Mundial da Saúde todo o mundo enfrenta um vírus altamente contagioso, o Covid-19. Diferente da Gripe, está nova doença tem a característica de hospitalizar mais os seus portadores. Desta forma, nessa crise, os trabalhadores da saúde estão na linha de frente para o enfrentamento do Novo Coronavírus.
Com aplausos e homenagens a população já mostrou que valoriza o trabalho importante que os profissionais da saúde vêm realizando. Porém isso não é o bastante para que esses trabalhadores estejam protegidos, já há casos no Brasil e em Santa Catarina de profissionais da saúde que estão com Coronavírus, e no mundo centenas de trabalhadores já perderam suas vidas. É preciso que se garanta os equipamentos de proteção necessários para os trabalhadores da saúde.
A pandemia também está fazendo com que os profissionais da saúde cumpram horas ainda mais exaustivas de trabalho. A luta da FETESSESC e dos sindicatos filiados sempre pautou a necessidade de remunerações justas e jornadas dignas de trabalho a esses profissionais.
A luta pelos direitos dos trabalhadores da saúde é ainda mais necessária nesse momento, pois para garantir saúde a toda a população é preciso que se valorize o trabalho daqueles que salvam vidas: os trabalhadores da saúde. Neste Dia Mundial da Saúde os profissionais que curam e cuidam precisam do apoio da população em uma luta por garantia de direitos dignos de trabalho.