Nesta segunda-feira (16/03) a FETESSESC protocolou três ofícios que cobram da FEHOESC, da Comissão de Saúde da ALESC e a da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina ações efetivas para a segurança dos trabalhadores em estabelecimentos de saúde do estado que vão atender os casos de coronavírus (COVID-19).
Para a Federação a qualidade no atendimento aos serviços de saúde dispensados ao público passa pela qualificação, valorização e condições de trabalho decente oferecida aos trabalhadores. Desta forma a entidade solicitou das organizações citadas acima estratégias na prevenção e proteção da saúde dos trabalhadores.
De acordo com a Norma Regulamentadora 32 (NR 32) que estabelece diretrizes para a segurança à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. É dever dos empregadores promover a capacitação dos trabalhadores quando há a identificação de novos riscos biológicos.
NR 32.2.4.9.1: “A capacitação deve ser adaptada à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos biológicos e deve incluir:
a) os dados disponíveis sobre riscos potenciais para a saúde;
b) medidas de controle que minimizem a exposição aos agentes;
c) normas e procedimentos de higiene;
d) utilização de equipamentos de proteção coletiva, individual e vestimentas de trabalho;
e) medidas para a prevenção de acidentes e incidentes;
f) medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrência de incidentes e acidentes”
Acesse os documentos: