Estamos em outubro, mês em que os mais diversos setores realizam atividades para dar visibilidade a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
No estado de Santa Catarina a maioria das trabalhadoras em instituições hospitalares são mulheres. Mulheres que exercem todos os dias funções de cuidado a população catarinense.
De acordo com um estudo realizado em 2016 pela Universidade federal de Alagoas sobre a prática do autocuidado por trabalhadores da área da enfermagem, esses profissionais não priorizam o autocuidado pois ao serem altamente responsáveis por prestar um serviço de qualidade ao outro dispensam o cuidado a si próprio, situação que é agravada pela precarização do trabalho nas instituições em que estão inseridos.
Para a prevenção ao câncer de mama o autocuidado é essencial. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados hábitos como o de prática de atividade física e de alimentação saudável.
A FETESSESC alerta para a necessidade do autocuidado para a prevenção de diversas doenças, e reforça que a campanha Outubro Rosa deve realizar ações que cobrem do estado brasileiro uma política pública que garanta as pacientes o tratamento gratuito do câncer de mama.