No dia 9 de outubro a FETESSESC realizou seu 28º Encontro Estadual, no Hotel Canto da Ilha em Florianópolis. O evento que contou com a participação de mais de 50 dirigentes sindicais e trabalhadores da área da saúde de Santa Catarina tem histórica importância formativa para as lideranças sindicais do estado. Desta forma acontece como forma de resistência aos ataques ao financiamento e organização do movimento sindical.
De acordo com Fausto Augusto Junior (Coordenador Técnico do DIEESE-SP) que ministrou a palestra Desafios e Perspectivas em um contexto de mudanças, o setor da saúde vem sofrendo com a investida de grandes empresas e do mercado financeiro na venda de serviços de saúde. Isso ocorre porque, atualmente, os serviços mais lucrativos no mundo são os direitos sociais. “Neste momento os direitos sociais estão se tornando cada vez mais mercadorias. A grande disputa dos mercados internacionais passam hoje por previdência, educação e saúde”, afirma Fausto Augusto Junior. Desta forma, para o palestrante, umas das lutas essenciais para a manutenção do movimento sindical da área da saúde é a defesa do Sistema Único de Saúde e dos demais direitos sociais.
Com o objetivo de reestruturar as estratégias de luta e organização sindical, o evento proporcionou um espaço de debate e criação de propostas em grupos para a garantia de representação dos trabalhadores na área da saúde. O economista José Álvaro de Lima Cardoso (Supervisor Técnico do DIEESE-SC) coordenou a atividade.
A FETESSESC avalia como positiva a realização deste evento histórico que em suas 28 edições vem reforçando a importância da constante formação política e técnica dos dirigentes sindicais que atuam para a garantia de direitos da base de trabalhadores da área da saúde do estado de Santa Catarina.