O SEESSI – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Itajaí informa os trabalhadores: o Banco de Horas só pode ser exercido se estiver previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. Se não cumprir este requisito toda hora trabalhada a mais tem que ser paga como hora extra.
As únicas instituições que possuem Banco de Horas regularizado em Itajaí e região são: Hospital Pequeno Anjo e Unimed. O sindicato irá notificar Hospitais que estiverem praticando o banco de horas sem a devida regularização e abrirá processos trabalhistas para garantir aos trabalhadores o pagamento das horas extras.
A Convenção Coletiva de Trabalho é um documento importante para os trabalhadores, ele é assinado entre o sindicato representante dos trabalhadores e o sindicato patronal e assegura o cumprimento de cláusulas que protegem os direitos dos trabalhadores. Desta forma a participação dos trabalhadores junto ao sindicato na formulação deste documento é sempre necessária para a conquista de melhores condições de trabalho.
O que é o banco de horas?
O Banco Horas é um instrumento do patrão para fazer com que o trabalhador exerça a atividade acima da carga horária prevista sem que ele pague hora extra, transferindo para o banco de horas, sem que o trabalhador tenha o mínimo controle de quando terá as horas compensadas.
Entre em contato com o SEESSI:
Rua Cônego Thomaz Fontes, 480 – Edifício Bamerindus, 6º andar, sala 61.
Telefones de contato do sindicato:
(47) 3348-4170
(47) 9965-1188
(47) 98828-8798
À diretoria do SEESSI.