planos de saude

Postado em 17 de abril de 2018 Por Em Brasil, Destaque, noticias, Notícias E 818 Views

Planos de saúde estão entre as principais reclamações no Instituto de defesa do consumidor

Pelo sexto ano seguido, o setor de Planos de Saúde é o campeão em reclamações recebidas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). As reclamações aos planos de saúde chegaram a 23,4% do total recebidas pelo Instituto.

Imagem IDEC

Mesmo com o mal serviço oferecido aos seus clientes, no dia 10 de abril de 2018, um grupo de empresários que gerenciam os planos de saúde no Brasil, apresentaram a parlamentares e ao Ministério da Saúde uma proposta que chamaram de Novo Sistema Nacional de Saúde. Nela propuseram que 50% do financiamento do SUS fosse para subsidiar planos de saúde populares, administrados pelas empresas que já oferecem planos de saúde. A Fetessesc publicou uma nota repudiando a ação e denunciando os reais interesses dos empresários. 

Nos últimos dois anos cerca de 3 milhões de brasileiros deixaram de ter plano de saúde. Só entre 2015 e 2016, 1,6 milhões de pessoas deixaram de ser usuárias do serviço. Estão entre os maiores motivos de cancelamento o aumento do desemprego, a alta dos preços e a insatisfação com a qualidade dos planos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro atende hoje quase 100% da população brasileira. Assim como no atendimento básico, o SUS investe em tecnologia para fazer procedimentos de alta complexidade, como a realização de transplantes. Atualmente, 95% dos procedimentos são realizados pelo SUS. A rede brasileira conta com 27 Centrais Estaduais de Transplantes (em todos os estados e no Distrito Federal), além de Câmaras Técnicas Nacionais, 510 Centros de Transplantes, 1.113 equipes de Transplantes e 70 Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). De acordo com dados de 2013, foram realizados 23.457 procedimentos em 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *