Aproximadamente 200 mil trabalhadores ocuparam Brasília em defesa aos direitos trabalhistas e previdenciários no dia 24 de maio. A Fetessesc esteve presente no ato ao lado dos profissionais da saúde de todo o país e de trabalhadores de diversas categorias. Saíram de Santa Catarina 37 ônibus de trabalhadores e trabalhadoras.
A marcha pacífica teve início no Estádio Mané Garrincha, onde mais de mil ônibus que trouxeram trabalhadores de todo o país estavam estacionados, seguiu até os gramados da Esplanada dos Ministérios onde assumiu contornos violentos quando a polícia atacou os manifestantes, com bombas de efeito moral e gás lacrimogênio, que avançavam em direção ao Palácio do Planalto.
Para a diretora da Fetessesc Denise de Matos as forças policiais agiram de forma descabida “Sem ninguém fazer nada, sem agressões por parte dos manifestantes, os policiais começaram a expulsar e agredir com bombas de gás os trabalhadores que estavam lutando pelos seus direitos”, explicou Denise. O presidente da Federação, Cleber Cândido, também mostrou sua indignação: “Mais uma vez a polícia agredindo aqueles que lutam pelos seus direitos, e reprimindo os trabalhadores. Não podemos aceitar isso. Avante à luta”.
O término da manifestação ocorreu por volta das 18h.