No período de 17 de abril a 26 de maio, o SUS e o Ministério da Saúde estão promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os profissionais de saúde juntamente com pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, professores, agentes prisionais, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos e populações indígenas fazem parte do público-alvo da campanha.
Os profissionais de saúde estão expostos a um risco maior de adquirir determinadas infecções, imunologicamente preveníveis, que a população geral. A inclusão destes trabalhadores nos grupos prioritários de campanhas de imunização não apenas reduz substancialmente o número de profissionais suscetíveis a doenças, como também impede a transmissão de doenças aos pacientes. No estado cerca de 130 mil profissionais de saúde, entre eles enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de laboratório, motoristas de ambulância devem ser vacinados.
Em Santa Catarina, até o dia 21 de abril, somente o grupo prioritário composto por idosos será vacinado. Isso porque, cronograma de distribuição das vacinas anunciado pelo Ministério da Saúde prevê o envio de apenas 25% do total de doses até o dia 5 de abril. Após o dia 21 de abril os outros grupos prioritários devem procurar os postos de saúde de sua região.
Estima-se que 1,6 milhão de catarinenses serão imunizados contra gripe em 2017. A meta do Ministério de Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, o que no Estado resulta em 1.678.109 de pessoas.