Em plenária extraordinária realizada no dia 23 de janeiro, o Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis decidiu se manifestar contrário ao Pacote de Medidas proposto pelo prefeito Gean Loureiro. O Conselho publicou um manifesto em defesa do SUS que pediu pela retirada do Pacote, que está em tramitação na Câmara de Vereadores.
Uma das medidas que atinge diretamente o funcionamento da saúde na cidade é a proposta da reforma administrativa que acaba com a diretoria do Fundo Municipal de Saúde. Para o Conselho este fundo deve permanecer com autonomia no seu gerenciamento, já que no caso de extinção da diretoria permitiria que o fundo fosse gerenciado pelo Secretário Municipal de Saúde.
O documento também criticou a forma que o prefeito apresentou os projetos, e destacou que as ações de Gean loureiro ferem a democracia participativa estabelecida na Constituição Federal de 1988: “Estar eleito não é receber uma procuração com plenos poderes para inferir de forma antidemocrática sobre a condução do município, sem ouvir a sociedade organizada, especialmente quando o que se propõe é completamente diferente do que foi apresentado como Plano de Governo durante a campanha.
O manifesto foi assinado pelos conselheiros de saúde e por 20 entidades presentes na Plenária, e entregue a administração do município.