Texto e foto: Patrícia Duarte/SITESSCH
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região –SITESSCH realizou no dia 19 de dezembro um Seminário sob o tema Assédio Moral. O evento fez parte do planejamento da entidade para 2016 e foi ministrado pelo advogado, professor e coach, Renato Massoni Domingues. Dentro do tema proposto, Domingues falou sobre a ‘Estética da Alma’, uma metáfora aos cuidados e a postura que, principalmente as mulheres – maiores vítimas de assédio moral e sexual- devem ter diante deste crime.
Ancorado em três palavras-chave: Conscientização – Poder – Transformação, o palestrante alertou para uma autoestima imponente acima de tudo. “A partir do momento em que, as vítimas de assédio compreenderem que têm poder diante de qualquer situação, elas transformam suas vidas e a vida de todos que estão ao redor”, afirmou Domingues. Os participantes também realizaram dinâmicas relacionadas à neurolinguística e ao que pode ser chamado de embelezamento da alma a partir da limpeza do subconsciente e da prática de estímulo do cérebro em agir sempre positivamente diante das circunstâncias.
Para a presidente do SITESSCH, Maria Salete Cross, o evento vem de encontro a um dos maiores anseios da categoria e o qual a luta é cada vez maior. “A enfermagem é representada, na sua maioria, por mulheres e, são elas as vítimas direitas de assédio no local de trabalho e também na rua e em casa. Estamos atentos aos casos que chegam via denúncias até o sindicato e sempre tomamos as providências para pôr um fim nessa prática desumana mas, infelizmente, novos casos ou recorrentes sempre aparecem”, declarou a presidente.
Participaram do evento lideranças sindicais, trabalhadoras e trabalhadores e convidados de diversas cidades catarinenses.