capa site dieese

Postado em 31 de agosto de 2016 Por Em Brasil, Destaque, Notícias, Santa Catarina E 985 Views

Debate sobre Conjuntura Econômica brasileira marca último dia da Tenda da Democracia em Florianópolis

Na véspera da votação do impedimento da presidenta Dilma Rousseff, a Tenda da Democracia de Florianópolis, recebeu o economista e supervisor técnico do Dieese, José Álvaro Cardoso, para um conversa sobre a atual conjuntura da economia brasileira.

Para o palestrante, há sim uma grave crise ecônomica no Brasil, que pode ser revertida com a melhora na distribuição de renda, començando com o aperfeiçoamenmto da política do salário mínimo, e a com uma retomada no crescimento do país. Mas de acordo com José Álvaro, o Brasil possui reservas internacionais de aproximadamente 370 bilhões de dólares que poderiam ser utilizadas para tirá-lo da crise.

 

foto 2

O papel da mídia na crise também foi debatido na conversa. Para o
economista a narrativa da crise está sendo veiculada pela mídia tradicional há pelo menos dois anos. “Até 2013 o Brasil estava crescendo. Em 2011 você conversava com os empresários e eles reclamavam que sobravam vagas em suas empresas” explica José Álvaro, que também afirma que ‘essa narrativa’ incluiu a repetição da informação de que o Partido dos Trabalhadores (PT) foi incopetente na administração do país.

A Tenda da Democracia foi erguida no dia 24 de agosto, no Largo da Alfandega, com o objetivo de servir como ponto de referência para o desenvolvimento de ações políticas, culturais, artísticas e de formação contra o golpe em curso no Brasil. José Álvaro Cardoso promoveu a roda de conversa no último dia da Tenda (30/8).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *