A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (Fetessesc) convida todos os trabalhadores da Saúde do Estado para participarem das etapas regionais da Conferência Estadual de Enfermagem. A primeira etapa será na próxima terça-feira, 5 de julho, em Criciúma. O evento gratuito é promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). As inscrições para a Conferência Regional de Enfermagem de Criciúma pode ser feita por este link.
::: Consulta Pública – 1ª Conferência de Enfermagem do Estado de Santa Catarina
O objetivo é promover um espaço de diálogo, reflexão e proposições para a construção de um documento orientador para nortear políticas para a categoria. “Queremos ouvir os profissionais em todas as regiões e consolidar encaminhamentos que valorizem a atuação da Enfermagem em todas as áreas da Saúde. Somos mais da metade da força de trabalho das equipes de Saúde, precisamos estar cada vez mais organizados e empenhados em mostrar nsosas habilidades. Vamos dar visibilidade ao que fazemos”, disse a presidente do Coren/SC, enfermeira Helga Bresciani.
Depois de Criciúma, outras etapas regionais irão ocorrer em Florianópolis (10 de agosto), Blumenau (23 de agosto), Lages (12 de setembro), Caçador (13 de setembro), Joinville (28 de setembro), São Miguel do Oeste (5 de outubro) e Chapecó (6 de outubro), contemplando todas as regiões do território catarinense. Por fim, a Etapa Estadual será sediada em Florianópolis, nos dias 8 e 9 de novembro.
Foram definidos seis eixos temáticos para debater entre os participantes: Os desafios da assistência de Enfermagem com qualidade; A formação de Enfermagem; Papel social da Enfermagem; Dimensionamento dos profissionais de Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; e Compromisso ético da Enfermagem.
Em cada um desses eixos os participantes poderão sugerir propostas para aperfeiçoar a prestação de serviços e melhorar as práticas. As idéias serão compiladas em grupos e depois encaminhadas à Conferência Estadual pelos delegados eleitos em cada região.
Nos mesmos moldes das Conferências de Saúde, as Conferências de Enfermagem terão a primeira etapa nas regiões de abrangência das subseções do Conselho. Nesta fase regional, os profissionais de Enfermagem debaterão as demandas locais, e se as propostas forem aprovadas na votação da maioria, as mesmas comporão o relatório da subseção.
Contribua com a construção da profissão, participe!