Diretores da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Santa Catarina (Fetessesc) foram convocados para representarem a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) em eventos em BrasÃlia e São Paulo esta semana.
A vice-presidente da Federação, Maria Salete Cross, e o diretor 1º secretário, Adair Vassoler, cumpriram agenda na terça e quarta-feira, dias 20 e 21, participando de seminário na capital paulista, organizado pela Internacional de Serviços Públicos (ISP).
O objetivo do evento, que contou com palestra do ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi o de avaliar os desafios que a nova realidade brasileira na saúde apresenta e fortalecer a organização dos trabalhadores para enfrentar esta situação. O seminário abordou ainda os efeitos do aumento no ingresso do capital privado na saúde brasileira.
O diretor Adair Vassoler, então representante da CNTS, fez uma apresentação abordando a composição da entidade nacional, principais bandeiras, espaços polÃticos dos quais participa, integração com a base e com as demais entidades sindicais e sociais de trabalhadores.
Audiência Pública
Em BrasÃlia, a diretora de Formação Sindical, Tatiane de Castro, participou de audiência pública na Comissão de Seguridade Social e FamÃlia da Câmara dos Deputados na última terça-feira, dia 21. Em pauta estava o desequilÃbrio dos contratos firmados entre as santas casas e os governos municipais e estaduais. Segundo representantes do setor, o deficit já ultrapassa R$ 20 bilhões.
Somente em 2015, fecharam as portas 218 hospitais filantrópicos no paÃs. A partir dos números apresentados, inclusive por representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os deputados apresentaram possÃveis soluções e encaminhamentos sobre o assunto.