A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região (SITESSCH), com sede em Chapecó, vem a público manifestar seu sentimento de repúdio em relação às ações falhas do governo estadual de SC e o descaso com a área da saúde e, diretamente com os trabalhadores e trabalhadoras da mesma.
Vimos claramente em anos eleitorais, candidatos levantando e defendendo com veemência a bandeira da Saúde como um todo. Juntamente com a área da Educação tornam-se prioridade de trabalho antes de se elegerem. Porém, após suas devidas candidaturas efetivadas e, diante de situações polÃtico-econômicas que exigem remanejamento de recursos ou até mesmo o corte de verbas e investimentos, a primeira área a sofrer com a falta de recursos é a da Saúde.
Diante deste cenário, vivenciamos situações angustiantes, como a dos trabalhadores do Hospital Regional do Oeste (HRO) em Chapecó e do SAMU (SPDM), onde a primeira atitude do governo estadual foi a de não fazer o repasse de valores destinados ao pagamento do salário referente ao mês de maio/2016. Também presenciamos descaso no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde há cada seis meses os trabalhadores e pacientes ficam à mercê de uma nova administração, que não se consolida.
Ao expormos esses três exemplos de dificuldades para os trabalhadores e para os pacientes, a diretoria do SITESSCH reforça sua posição de acatar, defender e cumprir todas as ações necessárias para a proteção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Repudiamos a atitude por parte do governo estadual e de seus apoiadores, que se firmam na bandeira da Saúde para pedir votos, mas que viram as costas para a sociedade na primeira oportunidade.
Diretoria do SITESSCH