A Fetessesc informa a todos profissionais da Saúde a vacinação contra a Gripe começa dia 25 de abril em Santa Catarina em todos os municípios. A dose previne contra três subtipos da influenza ( H1N1, H3N2 e B) e leva de duas a três semanas para atingir o pico de imunização.
Entre os grupos prioritários para receber a vacina está o profissional da saúde, responsável por fazer o atendimento à população. Além da nossa categoria, são orientados a receber a dose crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, mães no período de até 45 dias após o parto, indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária (incluindo funcionários) e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. Tais grupos somados chega a um total de 1.759.539 pessoas.
Vale lembrar que a vacina não é a única maneira de evitar a doença e tem eficiência de 60 % dos casos. O tratamento precoce é muito importante, principalmente a atenção a higiene pessoal. Lavar as mãos várias vezes ao dia, usar o lenço para cobrir a boca ou usar o antebraço no momento de espirro ou tosse são algumas das atitudes que ajudam a diminuir a propagação da doença.
Em caso de sintomas como febre acima de 39 ºC, dor de cabeça intensa, calafrios frequentes, cansaço extremo, dor de garganta leve, tosse contínua e seca, dores musculares e forte ardência nos olhos, procure uma unidade de saúde.