enfermagem

Postado em 2 de março de 2016 Por Em Brasil E 1175 Views

Fiocruz e Ministério da Saúde disponibilizam conteúdo sobre Aedes aegypti

Na mesma semana a Rede de Bibiliotecas da Fiocruz e o Ministério da Saúde disponibilizaram conteúdo online para orientação sobre o mosquito Aedes aegypti. A Fiocruz colocou na rede na terça-feira, dia 1º, o “Aedes Informa”, com um compilado de referências bibliográficas sobre o mosquito e os vírus relacionados _ zika, chikungunya e dengue _, tendo como base de dados o Lilacs, Pubmed, Scopus e Web of Science.

Desenvolvida no Zotero, um software livre utilizado para gestão e compartilhamento de referências, a biblioteca temática é atualizada regularmente e já oferece mais de quatro mil artigos, apresentando um panorama de pesquisas e estudos associados à produção científica internacional. Para facilitar a pesquisa, a biblioteca disponibiliza um tutorial para a utilização das referências bibliográficas.

Os usuários irão encontrar, na biblioteca temática, informações sobre os conteúdos publicados, tais como o título das publicações, o nome dos autores, periódico de origem, entre outras. Para solicitar a íntegra dos artigos basta entrar em contato com a Rede de Bibliotecas da Fiocruz pelo Fale Conosco do Portal Fiocruz, informando o título do conteúdo desejado.

Caderneta da Gestante

Na quinta-feira, dia 3, o Ministério da Saúde lançou a nova Caderneta da Gestante, documento que inclui cartão de acompanhamento do pré-natal para registrar as consultas clínicas e odontológicas, os resultados dos exames e vacinas, entre outras informações. A novidade da edição são as informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika, um dos vírus que estaria relacionado com a causa da microcefalia em bebês. Para ter acesso ao conteúdo da cartilha basta clicar no link.

O estado de Santa Catarina receberá, nas próximas semanas, 98,8 mil unidades da Caderneta da Gestante, documento recém lançado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de qualificar o acompanhamento pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS). A caderneta é dirigida aos profissionais de saúde e mulheres gestantes.

Com informações do Cofen e Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *