logosindicato

Postado em 19 de novembro de 2015 Por Em Caçador, Notícias E 1237 Views

Fetessesc e Sindisaúde de Caçador cobram de hospital o cumprimento de direitos trabalhistas

Alguns direitos estavam sendo negligenciados e o salário pingava a conta-gotas desde agosto para os trabalhadores do Hospital Nossa Senhora da Salete, no município de Monte Carlo, compreendido na região do Sindisaúde de Caçador. Na semana passada, após pressão do sindicato, a administração da unidade e representantes da prefeitura local tiveram que se explicar sobre os atrasos sucessivos do salário dos empregados e outras posturas incompatíveis com o que está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A reunião, no escritório da Hórus Consultoria e Gestão, em Monte Carlo, contou com a presença do tesoureiro da Fetessesc, José Carlos dos Santos, e o advogado da entidade, André Bono.

Entre as reivindicações apresentadas pela presidente do Sindisaúde, Leodália Aparecida de Souza, estavam:

- Regularização do pagamento correspondente aos salários da metade de setembro e do mês de outubro;
- Regularização do pagamento do FGTS;
- Regularização na entrega das folhas de pagamento aos funcionários;
- Pagamento da primeira parcela do 13º salário em 20 de novembro e a segunda parcela em 20 de dezembro;
- Regularização de férias não concedidas;
- Regularização dos repasses financeiros do Sindicato.

O representante do hospital, Osmar Antônio do Valle Ransolin, explicou que depende dos repasses dos valores do município para quitar os salários, pagar o 13º e as férias. Sobre o atraso no pagamento de setembro, o secretário de Finanças da prefeitura, Valderi da Silva, garantiu o pagamento no mesmo dia da reunião. A metade de outubro seria feita até esta sexta-feira, dia 20, e a outra metade no dia 10 de dezembro, quando está acordado o pagamento da primeira parcela do 13º. Um segundo encontro para resolver as demais pendências ficou pré-definido para a primeira quinzena de dezembro, a depender da disponibilidade de todas as partes.

Sobre o pagamento das mensalidades atrasadas ao Sindisaúde de Caçador, Ransolin sugeriu que o sindicato enviasse uma proposta para o pagamento em três parcelas, iguais, mensais e sucessivas, desde que houvesse a contraprestação financeira da municipalidade. A proposta foi encaminhada ainda na semana passada pela presidente Leodália, mas ela afirma não ter recebido qualquer retorno por parte da administração do hospital.

“O primeiro pagamento seria no próximo dia 30, mas eles ainda não deram uma resposta”, disse Leodália.

Em relação ao FGTS, Osmar informou que os pagamentos estão ocorrendo por meio da quitação direta com o funcionário, mediante autorização do juiz do Trabalho de Fraiburgo, com abatimento dos valores no parcelamento mantido junto à Caixa.

Histórico de problemas

Os funcionários do Nossa Senhora da Salete reclamam há meses da postura do Instituto Thoth, que administra a unidade em convênio com a Prefeitura de Monte Carlo. Há casos de não pagamento de férias, empregados que não gozam deste direito há mais de 24 meses e horas extras não pagas. Outros problemas, como o descanso semanal remunerado, falta de registro na Carteira de Trabalho e não pagamento de adicional por insalubridade também foram constatados pelo Sindisaúde de Caçador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *