Começa amanhã o XXIV Encontro Estadual de Dirigentes Sindicais Trabalhadores em Saúde do Estado de Santa Catarina, promovido pela Fetessesc. O seminário será entre os dias 9 e 11 de setembro, no Recanto Champagnat, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e terá como tema a “Atuação sindical em tempos de crise – os reflexos das reformas política e econômica na vida do trabalhador”. Para abordar o assunto, a Federação escolheu a dedo os palestrantes.
O economista Clemente Ganz Lúcio, supervisor nacional do DIEESE, abre os trabalhos do dia 10 de setembro com a palestra “Avaliação da conjuntura política e econômica no país”. Vai ser o pano de fundo para o segundo convidado, o advogado Matusalém dos Santos. Especialista em direito previdenciário e assessor jurídico da Fetiesc, o dr. Matusalém vai abordar a questão da “Previdência Social – O que muda com as novas regras (fator 85 e 95).
Durante a tarde, no mesmo dia 10, a advogada Zilmara Alencar, consultora da CNTS, vai falar sobre “Conjuntura sindical e reflexo da terceirização”. Não menos importante, o último palestrante do encontro é o economista José Álvaro de Lima Cardoso, supervisor do Escritório Regional do DIEESE de Santa Catarina. José Álvaro vai ministrar a palestra com o título “Dívida pública e importância da Petrobrás no PIB”.
Segundo a organização do evento, são esperados 100 participantes para esta edição, vindos de várias regiões de Santa Catarina e do país. O objetivo é promover a discussão entre dirigentes sindicais sobre o atual momento do país e analisar as alterações na legislação trabalhista e previdenciária, que afetam diretamente os trabalhadores.
Confira a programação do evento no link.