A diretoria da Fetessesc marcou presença no 12º Congresso Estadual da CUT Santa Catarina, realizado em Florianópolis entre os dias 19 e 21 de agosto. Com o tema Educação, Trabalho e Democracia, o encontro serviu para reascender a luta por mais direitos ao trabalhador.
Entre os palestrantes estava o economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Álvaro Cardoso, que falou sobre a atual situação econômica e o clima de instabilidade criado pelos grandes grupos da mídia. “Há um interesse em retirar todos os direitos conquistados pelos movimentos sindicais e sociais e, principalmente, interesse econômico de grandes grupos estrangeiros no capital do pré-sal”, alertou.
Também presente no 12º CECUT estava o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, que fez questão de esclarecer o seu posicionamento na semana passada sobre a permanência da presidenta Dilma Rousseff no cargo. “Eles recortaram todo o contexto da minha fala com a intenção de nos criminalizar. As armas que eu me refiria eram as armas que nós sempre utilizamos, é a nossa organização enquanto classe trabalhadora, a nossa militância e o nosso enfrentamento ideológico contra a burguesia”, ressaltou Vagner.
Representantes da Fetessesc no evento, o presidente Cleber Ricardo da Silva Cândido e a diretora de Formação Sindical, Tatiane de Castro, se juntaram à massa que saiu às ruas na quinta-feira, dia 20, por mais direitos trabalhistas, contra o ajuste fiscal, pela reforma tributária, política, em defesa da Petrobrás e por uma imprensa democrática.
A manifestação, que contou com integrantes da CUT-SC, MST, UNE, entre outras entidades, percorreu as principais ruas de Florianópolis, reunindo mais de 2 mil pessoas.
Com informações da CUT-SC