Formação acontecerá em Curitibanos com diretores da entidade, que têm a responsabilidade de disseminar a informação aos diretores de base e aos trabalhadores da saúde
Os diretores da Fetessesc participam de uma oficina sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta quinta-feira (16), promovida pela própria entidade. O objetivo é ampliar a formação dos dirigentes e permitir que eles estejam qualificados para fazer contraponto à s crÃticas superficiais e infundadas ao sistema nacional de saúde.
A oficina será realizada pelos diretores Jânio Silva, membro das Mesas de Negociação Permanente do SUS, que têm experiência de mais de 38 anos na rede pública de saúde em Santa Catarina; e Carlos Borges, funcionário público da Secretaria Estadual de Saúde que atua no Hospital Regional de São José há mais de 25 anos.
“Os trabalhadores precisam conhecer a abrangência do SUS, como funciona o financiamento dos hospitais públicos e privados, e de que forma a sociedade é beneficiada por esse sistema, que foi conquistado após anos de lutas sociais”, explica Tatiane de Castro, diretora de formação da Fetessesc.
A atividade é a primeira de uma série de formações que a entidade planejou para este ano. Em tempos de disputa ideológica nas ruas e nos ambientes de trabalho, é fundamental que os representantes dos trabalhadores estejam bem formados e informados sobre as estruturas em que estão envolvidos.