A saúde do trabalhador foi o eixo central do XXII Encontro Estadual dos Dirigentes Sindicais Trabalhadores em Saúde de Santa Catarina, que aconteceu entre 11 e 13 de setembro, em Itapema, e do qual cerca de 80 sindicalistas participaram.
Lá, foi possível aprofundar o conhecimento sobre a NR 32, norma reguladora que estabelece diretrizes básicas para implantação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em instituições públicas e privadas de serviço de saúde.
Também houve palestra sobre as estruturas do Congresso Nacional e como elas podem nos beneficiar. É um jogo de estratégia, em que é preciso saber identificar os aliados. Atualmente, há pelo menos onze projetos de lei relacionados aos trabalhadores da nossa categoria em tramitação no Congresso, e também pudemos saber mais sobre o andamento desses processos.
Apesar dessa intensa carga de informação que recebemos, é importante nos manter informados ao longo do ano sobre o andamento dos projetos de lei, sobre a aplicação da NR 32, e sobre a ocorrência do assédio moral nos ambientes de trabalho e, principalmente, sobre como agir contra tudo aquilo que adoeça o trabalhador.
Somente estando atualizados sobre as condições de trabalho da categoria e capacitados para agir a favor dela, fortaleceremos a luta dos trabalhadores!