a8df0765-4eeb-4eed-95af-eca34eb639d2-1024x576

Postado em 20 de novembro de 2024 Por Em Brasil, Destaque, noticias E 17 Views

CNTS é eleita membro titular do Conselho Nacional de Saúde

Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) foi eleita, nesta terça-feira, 12, membro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS), instância máxima de controle social do SUS. A nova gestão terá mandato de três anos (2024-2027), no segmento dos profissionais de saúde.

A secretária-geral da CNTS, Lucimary Santos Pinto será a representante da Confederação no Conselho. “A Confederação vai ter uma participação forte nas reuniões mensais, defendendo o fortalecimento do SUS, os direitos dos profissionais da saúde e o acesso amplo da população a serviços de qualidade. Buscaremos avançar em pautas estruturantes, como o financiamento adequado do sistema e a criação de uma carreira sólida para os trabalhadores da saúde. Além disso, combateremos iniciativas legislativas que ameaçam o direito universal à saúde e a sustentabilidade do SUS”, afirma a secretária-geral.

O Conselho Nacional de Saúde, como órgão máximo de controle social do SUS, tem a responsabilidade de debater e monitorar as políticas públicas de saúde no Brasil. Ele é composto por 48 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, que representam quatro segmentos: usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores do sistema e prestadores de serviços. Além disso, o CNS conta com representantes do Ministério da Saúde, movimentos sociais, instituições governamentais e não governamentais, e entidades empresariais do setor.

Desde 2008, a CNTS integrava a composição do CNS, como titular. Nas últimas duas gestões (2018-2021) e (2021-2024), a Confederação estava na suplência do segmento dos profissionais de saúde. Confira a lista de entidades eleitas para o Conselho Nacional de Saúde, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *