Nesta quarta-feira (01/03), membros da diretoria da Federação dos Trabalhadores em Serviços de Saúde do estado de Santa Catarina estiveram na Secretaria da Saúde do estado, em Florianópolis, para realizar uma reunião com a secretária do órgão, Carmen Zanotto. Os diretores trouxeram como pauta da reunião a implementação do Piso Nacional da Enfermagem e a garantia da participação de federações para disputar uma vaga no Conselho Estadual da Saúde. Estiveram presentes o vice-presidente da entidade, Bruno Alfredo Laureano, a diretora-secretária, Tatiane de Castro, o diretor-tesoureiro, José Carlos dos Santos e o diretor de assuntos da área pública, Carlos Antônio Borges da Rosa.
Na reunião, a FETESSESC pontuou a importância da luta histórica do movimento sindical da saúde pela implementação do Piso Nacional, assim como relembrou a secretária da necessidade da valorização salarial de trabalhadores que foram primordiais nos momentos mais graves da pandemia de coronavírus e continuam essenciais no trabalho que exercem perante à sociedade. A Federação solicitou o empenho e o apoio da Secretaria de Estado para a implementação do Piso Nacional.
A secretária Carmen Zanotto, reconheceu esta luta, e narrou os embates que travou no Congresso Nacional para a aprovação da lei, do Piso em 2022. Zanotto também informou que estão sendo realizados estudos no estado catarinense para compreender o impacto da implementação do Piso Nacional nos municípios Santa Catarina.
Os diretores da FETESSESC também solicitaram a alteração da Lei nº 9.120, de 18 de junho de 1993, que impede a participação da representação das federações na disputa de vaga no Conselho Estadual da Saúde. A lei estabelece apenas a participação de sindicatos.
Um documento que expressa essas solicitações foi protocolado na Secretaria do estado.
Confira as fotos da reunião: