A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado de Santa Catarina (FETESSESC) vem à público manifestar o seu apoio aos trabalhadores do Serviço Público do Município de São José, representados pelo Sintram-SJ, que se encontram em greve desde o dia 31 de maio.
É uma luta justa pois busca garantir a reposição daquilo que aos poucos vem sendo retirado pela política econômica do governo federal, responsável pelo alto índice de inflação, que aos poucos vem corroendo o poder de compra do trabalhador brasileiro.
A greve é sempre necessária quando do outro lado não há disposição para negociar, mesmo diante de um período onde o município vem aumentando a sua receita.
A pauta de reivindicação dos servidores que não foi atendida pelo Prefeito Municipal e resultou na deflagração da greve estão as perdas salariais de 2020, o baixo valor do auxílio-alimentação, a falta de servidores concursados, eleições diretas para diretores e diretoras escolares, plano de carreira e a aplicação do piso para o magistério.
Pelo que conseguimos acompanhar até o momento, as atitudes do Prefeito Municipal não têm demonstrado muito interesse em estabelecer um canal de efetivo de negociação e vem tentando apenas buscar medidas que visam atacar o sindicato e a direção do movimento.
Diante do acima exposto, manifestamos a nossa solidariedade com a justa luta dos trabalhadores do serviço público do município de São José e ao mesmo tempo, defendemos que o Prefeito Municipal atue de forma clara e transparente com a direção da greve, abrindo um canal efetivo de negociação para atender as reivindicações do movimento.
MANIFESTO APOIO SERV PUBLICOS MUNICIPAIS SJ
Florianópolis, 07 de junho de 2022. Diretoria Fetessesc.