O Centro de Blumenau irá presenciar mais uma manifestação no domingo, 1º de agosto. O intuito é valorizar os profissionais da enfermagem e do SUS, que estão na linha de frente na luta contra a Covid-19. É muito importante que os trabalhadores recebam a solidariedade da sociedade neste momento difícil de pandemia, em que os profissionais andam esgotados física e mentalmente.
A manifestação vai acontecer na Praça do Tetro Carlos Gomes, na rua XV de Novembro. A concentração será a partir das 14h30. A recomendação é que as pessoas vistam branco, como homenagem aos profissionais.
Dentre as reivindicações, estão a defesa contra a privatização do SUS e a aprovação do Projeto de Lei n° 2564 que institui um piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem, e para auxiliar de enfermagem e de parteiras e 30 horas de trabalhos semanais.
Por conta da preocupação com uma aglomeração durante a pandemia, todos deverão estar usando máscaras adequadas e álcool gel. O distanciamento entre os presentes também deverá ser respeitado.
A concentração está sendo realizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Blumenau e o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren).
A Fetessesc, juntamente com os sindicatos, está há anos na luta pela aprovação do PL 2564. A presidente da Federação, Maria Salete Cross, ressalta a importância do apoio da sociedade na manifestação. “Precisamos juntar forças para valorizar nossos profissionais da saúde que merecem ser valorizados agora, mais do que nunca.”
Fonte: O Município, com informações da Fetessesc
Foto: Núcleo Ecumênico de Blumenau / Reprodução