semana

Postado em 26 de maio de 2021 Por Em Notícias E 477 Views

Fetessec participa ativamente da Semana da Enfermagem 2021

A Semana da Enfermagem, que aconteceu de 12 a 20 de maio, mobilizou os profissionais de saúde de todo o país e foi marcada pela luta unificada da categoria na defesa de seus direitos. Os trabalhadores cobraram das autoridades a aprovação do PL 2564, que cria o piso nacional da categoria, e do PL 2295, que cria a jornada de trabalho, pautas que vem sendo reivindicadas há anos pelo movimento sindical.

Em Santa Catarina, não foi diferente. A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Santa Catarina (Fetessesc) também se mobilizou. Durante a Semana da Enfermagem, diversos lutadores estenderam faixas pelos hospitais do Estado com o objetivo de cobrar o Piso Salarial e a regulamentação da Jornada de trabalho em 30 horas. Os trabalhadores também receberam material informativo referente ao fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022.

A presidente da Federação, Maria Salete Cross, destacou que não existe saúde sem a Enfermagem. “Estamos vendo a importância destes profissionais durante a pandemia. No entanto, não deveríamos precisar passar por uma pandemia para entender e cobrar dos governantes a valorização destes trabalhadores. Mais do que nunca, é hora de valorizá-los. Iremos seguir na luta até o piso salarial nacional ser aprovado e a jornada de trabalho, criada. Não há profissional que aguente trabalhar sem um salário digno e sem jornada de trabalho. Os profissionais estão muito cansados e precisam de valorização por parte dos governantes.”

Valdirlei Castagna, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), avaliou que a atividade foi diferente dos anos anteriores por ter sido online, sem aglomerações e com participação ativa da categoria. “Este ano, a Enfermagem se mobilizou bastante virtualmente em função da visibilidade que está tendo por conta da pandemia e de vários projetos que estão na ordem do dia para serem votados. Vimos várias manifestações da categoria cobrando dos parlamentares a votação e aprovação dos nossos projetos de lei nas redes sociais.”

A discussão do PL 2564, que cria o piso nacional da categoria, e do PL 2295, que cria a jornada de trabalho, foram destaques na Semana da Enfermagem entre os trabalhadores. Uma das atividades que contou com a participação dos profissionais foi o Webinar, promovido pelo Fórum Nacional da Enfermagem. No dia 12 de maio, o Webinar teve a presença da senadora Zenaide Maia, relatora do PL 2564, assim como de outros parlamentares e representantes de outras categorias a nível nacional.

Além disso, no dia 20, houve ato em frente ao Congresso Nacional para homenagear os trabalhadores que faleceram por conta da Covid-19. No dia 21, houve também a realização de uma audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados para debater as condições de trabalho da Enfermagem frente à pandemia e a importância da aprovação do PL 2295. Este projeto está na Câmara dos Deputados desde o ano 2000, ou seja, está parado há 20 anos. Os trabalhadores cobraram dos deputados agilidade para que seja votado em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *