No dia 14 de março representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estiveram na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para apresentar um relatório de gestão do setor relativo ao 3º quadrimestre de 2017. A apresentação dos dados revelou um repasse a área da saúde abaixo do previsto na constituição estadual para o ano de 2017.
De acordo com o secretário-adjunto da saúde, Marcelo Lemos dos Reis, naquele perÃodo os repasses realizados pelo governo ficaram abaixo dos 13% da Receita Corrente LÃquida (RCL) – conforme determina a Constituição Estadual – totalizando em 12,67%, ou cerca de R$ 2,341 bilhões.
No final de 2017 os trabalhadores da saúde travaram diversas lutas para garantir direitos mÃnimos como o recebimento de salários e 13º salário. Em Criciúma, os trabalhadores do Hospital Regional ficaram sem salários por vários dias, o sindicato precisou realizar uma campanha para recolher cestas básicas para os trabalhadores. Em Florianópolis os trabalhadores também realizaram paralisações por atraso de salários e de multas trabalhistas.Â
(Com informações agência ALESC)