A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fetessesc) foi fundada em 16 de dezembro de 1978 pelos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde de Florianópolis, Blumenau e Região, Joinville, Criciúma e Lages. Na época era denominada “Federação dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado de Santa Catarina”. Antes da criação desta Federação, os sindicatos existentes de Florianópolis e Blumenau eram filiados à Federação Interestadual dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Por um período de sua existência, a Federação tinha como sua principal função prestar assistência aos trabalhadores das áreas inorganizadas. Posteriormente, a Federação para melhor assistir aos traba-lhadores, fez-se necessário promover a fundação de outros sindicatos regionais no Estado.
Foram fundados sob a assistência da Fetessesc os sindicatos de Chapecó e Região (1979), Tubarão e região (1981), Itajaí e região (1982), Curitibanos (1989), Rio do Sul e região (1989), Joaçaba e região (1990), Mafra e região (1990) e Caçador e região (1992). Esse conjunto totalizava 13 sindicatos em Santa Catarina. Atualmente, a base territorial é formada por 11 sindicatos, devido a duas fusões: uma, dos sindicatos de Rio do Sul e Blumenau, e outra das entidades de Curitibanos e Caçador.
Após cumprir seu papel de organizar sindicatos por regiões, a Federação passou a exercer efetivamente as suas funções políticas em benefícios dos trabalhadores e em apoio aos sindicatos. Nessa ocasião sentindo a necessidade de uma entidade de representação nacional, a Fetessesc passa a participar efetivamente das discussões de criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que aconteceu em 21 de dezembro de 1991. A entidade catarinense contribuiu com a formação da primeira diretoria, indicando o vice-presidente, o segundo Secretário e o diretor de Assuntos Internacionais.
Atualmente a Fetessesc, junto aos sindicatos filiados, tem como suas principais atividades e bandeiras de lutas, a organização e mobilização dos trabalhadores. Isso é feito por meio da realização de encontros estaduais de dirigentes sindicais, nos quais são discutidos temas locais, estaduais e nacionais de interesse da categoria da saúde, como piso estadual e nacional de salário, fim do fator previdenciário, aposentadoria especial para a categoria, piso por função, 30 horas para a enfermagem, 40 horas para os demais trabalhadores e estratégias da prática sindical.