Em reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, representantes das entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem pediram a retomada do grupo para discutir a regulamentação da jornada de trabalho da enfermagem em 30 horas semanais e seus impactos. A sugestão foi acatada pelo titular da pasta, que prometeu a recomposição do grupo por entidades de trabalhadores, entidades de empregadores e por representantes dos ministérios da Saúde e Planejamento.
Na oportunidade, o Fórum disponibilizou para o ministro um estudo de impacto orçamentário. Segundo o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) e coordenador do Fórum Nacional da Enfermagem, Valdirlei Castagna, a retomada da discussão com o executivo é muito positiva.
“Os encaminhamentos feitos pelo ministro estão dentro da nossa expectativa de reabertura do canal de discussão com o governo. Esperamos, enquanto entidade que representa os trabalhadores da enfermagem, que essa negociação com o governo e empregadores surta efeito trazendo para a realidade dos profissionais carga horária justa e digna que há muitos anos esperam”, disse.
Último grupo criado
Em julho de 2014, o então presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), instituiu comissão composta por deputados, Ministério da Saúde, trabalhadores e gestores com o objetivo de apresentar propostas no sentido de viabilizar a aprovação do projeto.