petroleoehnosso

Postado em 9 de outubro de 2015 Por Em Santa Catarina E 894 Views

Livro “O Petróleo é nosso” é tema de debate da diretoria do Dieese

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarin (Fetessesc) participou na manhã desta sexta-feira, dia 9, de reunião da diretoria do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizada na sede da Fecesc, em Florianópolis. O tema do encontro foi o petróleo como garantia da soberania nacional. Na pauta, apresentada pelo supervisor técnico do Dieese em Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, estava a exibição do filme “O Petróleo Tem Que Ser Nosso – A Última Fronteira (2009)” e a análise do livro “O Petróleo é Nosso” (foto acima), publicado em 1983 e escrito por uma das maiores militantes do movimento que carregava o nome do livro, a médica Maria Augusta Tibiriçá Miranda.

Diretor do Dieese,  Ivo Castanheira comentou a importância da obra e a necessidade de ampliar o debate sobre o petróleo no país em tempos de Operação Lava  Jato. “É uma riqueza que está embaixo de nós e que representa a mesma riqueza que está em cima do território nacional. E nós precisamos conhecer a história de luta que está por trás para poder defender. Creio que hoje o movimento sindical tinha que se unir em torno deste tema e sobre a dívida pública”, disse Castanheira.

Dívida pública será tema de debate na Assembleia Legislativa de Santa Catarina no dia 20 de outubro, data em que o Dieese será homenageado pelos 60 anos de história. Os temas dívida pública e o petróleo ganharam destaque no XXIV Encontro Estadual de Dirigentes Sindicais Trabalhadores em Saúde do Estado de Santa Catarina, realizado nos dias 9, 10 e 11 de setembro. No evento o próprio supervisor técnico, José Álvaro Cardoso, apresentou palestra sobre a importância da Petrobras para garantir o desenvolvimento do país nos próximos anos. A apresentação pode ser conferida neste link.

Assista ao filme “O Petróleo tem que ser nosso – A Última Fronteira (2009)”:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *