A vitória da luta do piso estadual da saúde guiou as falas da cerimônia de abertura do XXIII Encontro Estadual de Dirigentes Sindicais Trabalhadores em Saúde do Estado de Santa Catarina, que começou na noite desta quarta-feira (10), no Recanto Champgnat, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Com o tema “Movimento sindical: presente, passado e futuro”, o evento contou com a presença de cerca de 100 dirigentes do setor da saúde de diversas regiões do Estado.
A abertura contou com a participação do representante da CNTS, Emerson Pacheco, da secretaria estadual da CUT, Ana Julia Rodrigues, o presidente da FEESSERS (Federação dos Empregado em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul), Milton Francisco Kempfer, o deputado estadual Volnei Morastoni (PT-SC) e o presidente da Fetessesc, Cleber Ricardo da Silva Cândido.
“Uma das grandes lutas neste ano, encampada pela Federação e apoiada pelo deputado Morastoni, foi a mudança de faixa do nosso piso. Ele permitiu maiores reajustes nos salários dos técnicos de enfermagem em muitos locais de trabalho no Estado”, ressaltou Cândido, presidente da Fetessesc.
O deputado estadual reforçou a necessidade de organização. “Nenhum processo e nenhum projeto na saúde tem sucesso sem a luta dos trabalhadores”, declarou.